O Inquérito 4781 completou seis anos desde sua instauração, em 14 de março de 2019. Chamado pelo ex-ministro Marco Aurélio Mello de "Inquérito do Fim do Mundo", o processo foi aberto de ofício pelo ministro Dias Toffoli e é presidido pelo ministro Alexandre de Moraes. É um inquérito ilegal e inconstitucional que está sendo usado para se impor a censura e outras desgraças autoritárias ao Brasil.
O advogado constitucionalista André Marsiglia, que acompanhou de perto o desenvolvimento do inquérito, relata em seu livro “Censura por Toda Parte” como a revista Crusoé foi uma das primeiras vítimas do processo. A publicação, que destacou um suposto envolvimento do ministro Dias Toffoli, foi alvo de censura imediata, simbolizando o início de uma onda de perseguições que afetou diversos membros da direita conservadora brasileira.
Perseguição
O inquérito não apenas gerou um clima de medo e censura, mas também resultou em pelo menos sete inquéritos derivados. Esses inquéritos ampliaram ainda mais a perseguição a críticos do governo. Marsiglia, em sua análise, argumenta que a censura se transformou em um elemento essencial de um regime autoritário.
Em uma recente aula sobre o livro "Arquipélago Gulag", de Aleksandr Solzhenitsyn, ressaltou-se a importância de uma opinião pública livre e independente. Solzhenitsyn adverte que, na ausência de um espaço para a expressão de opiniões diversas, a sociedade corre o risco de repetir erros históricos que levaram à opressão e ao genocídio.
Nesse contexto, o aniversário do Inquérito do Fim do Mundo não é motivo de celebração, e sim um chamado à reflexão sobre a necessidade de encerrar esse processo e responsabilizar seus idealizadores.
Assista ao Briguet Sem Medo às terças e quintas
Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as terças e quintas, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Canal Briguet Sem Medo
Acesse a comunidade no Telegram e receba conteúdos exclusivos pelo link https://t.me/briguetsemmedo
Leis criticadas na Europa são inspirações de Gilmar Mendes para regulação das redes
Alcolumbre sinaliza recuo e volta a negociar com Lula após liberação de emendas
PF investiga 140 contas ligadas ao maior golpe da história do sistema financeiro nacional
Fundação do PT lança curso para militantes dentro da Unicamp; jurista aponta imoralidade