O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.| Foto: KEN CEDENO/EFE/EPA/POOL
Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (27), em sua rede, a Truth Social, o rompimento imediato das negociações comerciais com o Canadá. A decisão foi motivada pela efetivação por parte do governo canadense do imposto sobre serviços digitais que atinge diretamente as big techs americanas.

CARREGANDO :)

“O Canadá, um país muito difícil de se negociar, incluindo o fato de terem cobrado de nossos agricultores até 400% de tarifas, por anos, sobre produtos lácteos, acaba de anunciar que está colocando um imposto sobre serviços digitais em nossas empresas de tecnologia americanas, o que é um ataque direto e flagrante ao nosso país”, escreveu Trump.

“Com base nesse imposto ultrajante, estamos encerrando todas as discussões sobre comércio com o Canadá, com efeito imediato. Vamos informar ao Canadá qual tarifa eles terão que pagar para fazer negócios com os Estados Unidos dentro dos próximos sete dias”, afirmou o presidente, ressaltando que o Canadá está seguindo o exemplo da União Europeia na taxação das big techs.

Publicidade

O anúncio de Trump marca a volta da disputa comercial entre os dois países. O imposto canadense prevê a cobrança de 3% sobre a receita de empresas digitais que faturarem mais de US$ 20 milhões por ano em serviços para residentes no Canadá. O ministro das Finanças do Canadá, François-Philippe Champagne, confirmou que o imposto está em vigor e que o primeiro pagamento efetivo será cobrado já na segunda-feira (30). A medida terá efeito retroativo desde 2022 e afeta diretamente multinacionais dos Estados Unidos, como a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp.

Um porta-voz do governo canadense disse ao Financial Times que a equipe do primeiro-ministro Mark Carney está “avaliando” o anúncio do presidente americano e responderá “assim que possível”.