O ministro Edson Fachin surpreendeu ao dizer não à censura das plataformas. Diante de um STF hegemônico em torno da regulação das redes, Fachin se une a André Mendonça e faz frente contra Alexandre de Moraes. Segundo Fachin:
"Os remédios para os males da democracia precisam ser encontrados dentro da caixa de ferramentas da própria democracia. E, portanto, daí porque vejo a necessidade de termos certa cautela ao arrastarmos a concentração de poder que é inequívoca das plataformas e suas empresas. Não há dúvida alguma de que há uma concentração que merece a preocupação, inclusive jurídica. (…) Porém, não creio que este tema necessariamente será enfrentado ou solvido ou esgotado com remoção ou não de conteúdos das plataformas. Por isso, a minha divergência em relação ao remédio que está sendo empregado. Creio que há uma necessidade de uma regulação estrutural e sistêmica e, preferentemente, não via Poder Judiciário."
Fachin, porém, não é o único destaque da vez. Alexandre de Moraes segue seu protagonismo no STF, e agora decide investigar Fábio Wajngarten por suposta obstrução à justiça. Na Câmara, enquanto um deputado petista quer instituir o "dia do estado laico", um parlamentar do Republicanos sugere indenização por danos morais a vítimas da fraude no INSS. Já o presidente Lula resolveu desistir de um evento, com medo de esvaziamento. A preocupação foi tanta que o chefe do executivo perdeu o prazo para sancionar (ou vetar) o dia da amizade entre Brasil e Israel. Com isso, Davi Alcolumbre fez as vezes. Em meio à guerra, gestos simbólicos (ou a ausência deles) fazem toda a diferença no posicionamento dos países. Escolher deixar para o presidente do Senado o reconhecimento da amizade entre Brasil e Israel inegavelmente deixa uma mensagem: esse lado não é o de Lula.
Fachin e Mendonça contra Moraes e Dino: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta quinta-feira (26)
FACHIN SE UNE A MENDONÇA E VOTA CONTRA CENSURA DE REDES;
MORAES MANDA PF OUVIR WAJNGARTEN POR SUPOSTA OBSTRUÇÃO;
LULA DESISTE DE EVENTO EM GALPÃO DO MST POR MEDO DE ESVAZIAMENTO;
DEPUTADO PETISTA PROPÕE "DIA NACIONAL DO ESTADO LAICO";
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da gazeta do povo no Youtube, e também no canal Gazeta do Povo - Extras. Deixe seu comentário no chat e participe conosco.