Ouça este conteúdo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que não existe direita no Brasil sem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que, apesar de estar inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem dito que será candidato em 2026.
Tarcísio deu a declaração durante participação em evento do grupo Esfera, em Nova York, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (12). Na ocasião, questionado pelo jornal Metrópoles se existe direita sem Bolsonaro, afirmou: “Não, não tem”.
“Está muito longe. A gente não tem de falar em eleição agora, tem de falar em entrega [...] Está muito cedo, falta um ano e meio para a eleição. O que temos de pensar agora é em entregar resultados”, afirmou o governador.
Temer defendeu união entre governadores para candidatura única da oposição
A fala de Tarcísio foi feita após a repercussão de uma declaração do ex-presidente Michel Temer (MDB), que disse enxergar a possibilidade de uma articulação única entre os governadores cotados para a disputa das eleições de 2026, caso Bolsonaro permaneça inelegível.
Além de Tarcísio, são cotados os governadores Ratinho Junior (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil). Temer ainda incluiu o gaúcho Eduardo Leite, que deixou o PSDB para se filiar ao PSD na última semana.
“Eu vejo, em conversas que tive com alguns governadores, que eles estão muito dispostos a algo desta natureza. Não serão cinco que sairão. De fato, sob um critério palpável e objetivo, se saírem cinco de um lado e um único do outro, é claro que este único do outro terá uma vantagem extraordinária. Espero que haja dois ou três candidatos de programas determinados, sem muitas candidaturas”, afirmou Temer.
VEJA TAMBÉM: