Ouça este conteúdo
O governo de Donald Trump está avaliando uma proposta para oferecer um "bônus" de natalidade às famílias americanas. Segundo o projeto, as mulheres que optarem por engravidar podem receber até US$ 5 mil por filho.
Trump respondeu afirmativamente aos repórteres na terça-feira ao ser questionado sobre a medida. "Parece uma boa ideia para mim", disse na ocasião.
O "bônus" de US$ 5 mil foi relatado pela primeira vez pelo jornal The New York Times, na semana passada. Na publicação, o Times apontou que a Casa Branca estaria explorando várias ideias para encorajar os americanos a se casarem e ter mais filhos.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou esse posicionamento em resposta à emissora ABC ao dizer que o presidente está "orgulhosamente implementando políticas para ampliar as família americanas".
"Trump quer que os Estados Unidos sejam um país onde todas as crianças possam crescer em segurança e realizar o sonho americano. Como mãe, tenho orgulho de trabalhar para um presidente que está tomando medidas significativas para deixar um país melhor para a próxima geração", disse Leavitt.
Embora os assessores da Casa Branca estejam considerando a sugestão, Trump ainda não tomou uma decisão final sobre o assunto.
O Centro Nacional de Estatísticas de Saúde do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) apontou que em 2023 houve apenas 54,5 nascimentos para cada mil mulheres entre 15 e 22 anos - 3% abaixo da taxa de natalidade em 2022.
Em 2023, a taxa de natalidade dos EUA atingiu seu ponto mais baixo, com o nascimento de aproximadamente 3,6 milhões.