Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fraude no INSS

Governo promete devolver um mês de dinheiro desviado de aposentados; restante será avaliado

Aposentados e pensionistas do INSS sofreram descontos indevidos em seus benefícios.
Aposentados e pensionistas do INSS sofreram descontos indevidos em seus benefícios. (Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O Ministério da Previdência informou que vai devolver em maio o dinheiro descontado sem autorização, por entidades sindicais, dos contracheques de abril de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em nota, a pasta disse ainda que as demais mensalidades foram descontinuadas e que os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações em vigor também foram suspensos.

“Como os descontos foram suspensos, os segurados não precisam solicitar o cancelamento. Também não é necessário ir até uma agência do INSS”, disse o ministério.

VEJA TAMBÉM:

A devolução dos descontos irregulares realizados pelas entidades sindicais de antes de abril de 2025, no entanto, ainda serão avaliados por grupo da Advocacia Geral da União (AGU) – portanto, não há previsão de data.

Na última semana, a Polícia Federal deflagrou a Operação Sem Desconto, que investiga o desvio de R$ 6,3 bilhões através de descontos associativos não autorizados de aposentados e pensionistas entre os anos de 2019 e 2024.

O esquema fraudulento era supostamente operado por sindicatos e outras entidades que atuavam como intermediárias no acesso a benefícios previdenciários. Segundo as investigações, o grupo criminoso fraudava dados e utilizava documentos falsos para criar ou manter benefícios indevidos.

Os aposentados e pensionistas podem optar em ter um desconto sindical mensal em seu benefício, mas a cobrança deve ser autorizada previamente pelo titular. Nos últimos anos, as queixas de descontos irregulares aumentaram, com beneficiários alegando não terem se associado à nenhum sindicato ou entidade.

Com o escândalo, o presidente nacional do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido e também está sendo investigado.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

OSZAR »