Ouça este conteúdo
Em Ganhar ou Perder, os dias que antecedem a final de um campeonato infantil de softball (exporte muito parecido com beisebol) geram expectativas diferentes para crianças e adultos. A graça não está tanto no que acontece – os fatos são praticamente os mesmos –, mas em como cada pessoa vivencia isso. Esse recurso, quando bem explorado, permite a exibição de uma rica gama de personalidades, conflitos internos e relacionamentos familiares.
Cada episódio série, primeira produção da Pixar feita diretamente para o Disney+, tem um estilo visual adaptado à sensibilidade do personagem que o protagoniza. Assim, no caso do pai divorciado, o mundo torna-se uma lista de “coisas a fazer”. No caso da adolescente insegura, a realidade é uma montanha-russa de ansiedade e delírio. Essa variedade formal traz frescor e ressalta a natureza subjetiva de cada experiência, tão difícil de capturar em imagens.
Claro que nem todos os episódios têm a mesma força narrativa. O capítulo sobre Vanessa, uma mãe solteira, por exemplo, relembra o histrionismo do filme Red: Crescer É uma Fera, cuja energia excessiva pode torná-lo menos empático para alguns espectadores. No geral, porém, Ganhar ou Perder mantém um bom ritmo e oferece bons retratos, principalmente quando se aprofunda no mundo dos adultos que acompanham as crianças.
Ganhar ou Perder confirma que a Pixar continua a jogar numa divisão diferente da concorrência ao se desfazer do peso ideológico que muitas vezes marca – ou marcava? – a agenda da Disney. Longe de sermões ou slogans, essa série original da empresa supera até mesmo a simpática Produção de Sonhos, do universo Divertida Mente, focando nas pequenas emoções, aquelas que são vivenciadas especialmente quando se é criança... Ou quando se é adulto.
Ganhar ou Perder é, portanto, uma proposta muito ideal para gerar conversas sobre tópicos importantes como amizade, insegurança, o papel dos adultos na educação ou a importância de ouvir o outro. O mais importante – defende a série – não é ganhar ou perder, mas conhecer-se e aceitar-se.
© 2025 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.
- Ganhar ou Perder
- 2025
- 8 episódios
- Indicado para maiores de 12 anos
- Disponível no Disney+