Ouça este conteúdo
Em 19 de outubro de 2004, o assassinato, em plena luz do dia, de um menino de oito anos e de uma mulher que passava pelo local causou um grande impacto em Linköping, uma pacata cidade de 106 mil habitantes situada entre Estocolmo e Gotemburgo, na Suécia. Apesar da presença de múltiplas testemunhas e de evidências de DNA, as investigações minuciosas foram infrutíferas. A minissérie A Grande Descoberta, presente no catálogo da Netflix, reconstrói esses fatos reais, narrando a incansável busca pelo autor de um crime que manteve a Suécia em suspense por 16 anos. Trata-se do segundo caso criminal mais longo do país, superado apenas pelo assassinato de Olof Palme em 1986.
Os criadores da série são a diretora Lisa Siwe (A Ponte, Red Rose) e o roteirista Oskar Söderlund (Greyzone). Eles trabalham com um elenco de atores suecos no qual se destaca o antagonismo entre os personagens interpretados por Peter Eggers (Tempos de Escuridão) e Mattias Nordkvist (Infância Interrompida, Queens – Rainhas do Palco).
Com uma fotografia de estilo quase documental, a série evita o sensacionalismo e aposta em uma narrativa focada na trama e em personagens verossímeis. A pressão psicológica de um caso não resolvido é retratada de forma palpável, explorando as marcas emocionais deixadas pelo crime tanto nos investigadores, especialmente no detetive John Sundin, quanto nos familiares das vítimas. No entanto, o personagem de Sundin ocasionalmente recai no clichê do detetive obcecado, que sacrifica sua vida pessoal pelo caso – um arquétipo previsível.
Um aspecto fundamental da série é o papel da revolucionária análise de DNA desenvolvida por Per Skogkvist, uma técnica que, à época, ainda era pouco conhecida. Mais do que apenas mostrar o potencial dessa ferramenta, a série levanta dilemas éticos inquietantes: é legítimo utilizar bancos de dados privados para capturar criminosos? Até que ponto a polícia pode ir em sua busca por justiça? Embora esses temas sejam abordados, fica a sensação de que a série poderia tê-los explorado com mais profundidade.
© 2025 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.
- A Grande Descoberta
- 2025
- Quatro episódios
- Indicado para maiores de 12 anos
- Disponível na Netflix
VEJA TAMBÉM: