Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
True crime na Netflix

“A Grande Descoberta” questiona até onde polícia pode ir em busca de justiça

"A Grande Descoberta" trata de crime real ocorrido na Suécia em 2025
A série "A Grande Descoberta" trata de crime real ocorrido na Suécia em 2025 (Foto: Divulgação Netflix)

Ouça este conteúdo

Em 19 de outubro de 2004, o assassinato, em plena luz do dia, de um menino de oito anos e de uma mulher que passava pelo local causou um grande impacto em Linköping, uma pacata cidade de 106 mil habitantes situada entre Estocolmo e Gotemburgo, na Suécia. Apesar da presença de múltiplas testemunhas e de evidências de DNA, as investigações minuciosas foram infrutíferas. A minissérie A Grande Descoberta, presente no catálogo da Netflix, reconstrói esses fatos reais, narrando a incansável busca pelo autor de um crime que manteve a Suécia em suspense por 16 anos. Trata-se do segundo caso criminal mais longo do país, superado apenas pelo assassinato de Olof Palme em 1986.  

Os criadores da série são a diretora Lisa Siwe (A Ponte, Red Rose) e o roteirista Oskar Söderlund (Greyzone). Eles trabalham com um elenco de atores suecos no qual se destaca o antagonismo entre os personagens interpretados por Peter Eggers (Tempos de Escuridão) e Mattias Nordkvist (Infância Interrompida, Queens – Rainhas do Palco).

Com uma fotografia de estilo quase documental, a série evita o sensacionalismo e aposta em uma narrativa focada na trama e em personagens verossímeis. A pressão psicológica de um caso não resolvido é retratada de forma palpável, explorando as marcas emocionais deixadas pelo crime tanto nos investigadores, especialmente no detetive John Sundin, quanto nos familiares das vítimas. No entanto, o personagem de Sundin ocasionalmente recai no clichê do detetive obcecado, que sacrifica sua vida pessoal pelo caso – um arquétipo previsível.

Um aspecto fundamental da série é o papel da revolucionária análise de DNA desenvolvida por Per Skogkvist, uma técnica que, à época, ainda era pouco conhecida. Mais do que apenas mostrar o potencial dessa ferramenta, a série levanta dilemas éticos inquietantes: é legítimo utilizar bancos de dados privados para capturar criminosos? Até que ponto a polícia pode ir em sua busca por justiça? Embora esses temas sejam abordados, fica a sensação de que a série poderia tê-los explorado com mais profundidade.

© 2025 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.

  • A Grande Descoberta
  • 2025
  • Quatro episódios
  • Indicado para maiores de 12 anos
  • Disponível na Netflix 

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

OSZAR »