Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Caso confirmado

Gripe aviária: quais os sintomas em humanos e aves, como se transmite e os cuidados

gripe aviária - influenza - gripe
Brasil detectou foco de gripe aviária. (Foto: Albari Rosa/Arquivo Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A confirmação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil desperta a preocupação com os sintomas e a forma como a doença é transmitida. Em comunicado emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o órgão afirma que as autoridades sanitárias já deram início às medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência.

De acordo com o Ministério da Saúde, sempre que os vírus da influenza aviária circulam entre aves, existe o risco de ocorrência esporádica de casos humanos pela exposição a aves infectadas ou ambientes contaminados.

Os principais sintomas são similares a outras gripes. A principal orientação do Ministério da Saúde é que as pessoas evitem contato direto com aves infectadas. Em caso de sintomas, procurem unidades de saúde e informem sobre o contato com os animais.

VEJA TAMBÉM:

Conheça os sintomas da gripe aviária em humanos

A gripe aviária, também conhecida como influenza aviária, é causada por vírus do tipo influenza que circulam principalmente entre aves, mas que podem, em situações específicas, infectar seres humanos.

Os sintomas iniciais mais comuns são febre alta (igual ou superior a 38°C) e tosse, que podem ser seguidos por dificuldade para respirar (dispneia) ou desconforto respiratório. Outros sintomas, como dor de garganta e coriza, são menos frequentes. 

Durante a evolução da doença, alguns pacientes também podem apresentar diarreia, vômito, dor abdominal, sangramento nasal ou gengival, encefalite e dor no peito. 

As principais complicações incluem pneumonia grave, insuficiência respiratória, falência de múltiplos órgãos, choque séptico e infecções secundárias causadas por bactérias e fungos.

A orientação do Ministério da Saúde é que, quando uma pessoa apresenta sinais gripais, ela deve buscar auxílio médico em qualquer unidade de saúde. "Porém, deve-se destacar que apenas pessoas expostas a aves sem usar os equipamentos de proteção individual (EPI) adequadamente, são suspeitas para Influenza Aviária e devem informar essa exposição na consulta médica", diz a orientação do Ministério da Saúde sobre a doença.

Saiba como identificar sinais da doença nas aves 

Nas aves, os sinais da doença variam de acordo com a gravidade do vírus. Os principais sintomas incluem: 

  • Diminuição repentina na postura de ovos 
  • Inchaço na cabeça, pescoço e olhos 
  • Dificuldade para respirar 
  • Diarreia 
  • Plumagem eriçada e prostração 
  • Alta mortalidade em curtos períodos 

Em casos mais severos, a gripe aviária pode levar rapidamente à morte de grande número de aves. 

Ministério afirma que gripe aviária descoberta em granja não é transmitida pelo consumo

Ao notificar o foco da doença, o Ministério da Agricultura e Pecuária destacou que a doença não é transmitida pelo consumo das carnes das aves e nem dos ovos. 

“O Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, diz o trecho de um comunicado publicado nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. 

A transmissão, de acordo com o Ministério da Saúde, se dá tanto pelo contato direto (respirar o vírus contido em gotículas ou partículas transportadas pelo ar) ou pelo contato com superfícies contaminadas por ave infectada e depois tocando seus próprios olhos, boca ou nariz. Assim, o principal cuidado a ser tomado é com o contato com animais infectados.

“As pessoas raramente contraem a influenza aviária, mas quando isso ocorre, geralmente é devido ao contato direto desprotegido (sem uso de equipamentos de proteção individual como luvas, roupas de proteção, máscaras, respiradores ou proteção dos olhos) com aves infectadas”, aponta a página do Ministério da Saúde destinada à doença.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

OSZAR »